Prevenção
É possível prevenir a osteoporose e este não é um processo complicado!
Os cuidados devem começar logo na infância, pois é nesta fase da vida em que está envolvida a formação do pico de massa óssea, ou seja, de maior ganho ósseo no organismo.
Nesta época, estimular a atividade física por meio de brincadeiras ao ar livre e o consumo de alimentos ricos em cálcio fará a diferença lá na frente. Tomar banhos de Sol antes das 10h e após às 16h para absorver vitamina D no organismo também é uma medida importante para a prevenção da osteoporose.
Já na fase adulta, além de dar continuidade a estas ações, é fundamental evitar o tabagismo e o consumo de álcool, ambos fatores de pré-disposição à osteoporose.
Ao chegar na chamada “melhor idade”, não podemos deixar de lado as etapas acima e até mesmo complementá-las, utilizando suplementos de proteínas que irão garantir o substrato para o osso. Outro passo importante é realizar o exame de densitometria óssea anualmente, a partir dos 50 anos.
E, claro, a qualquer sinal diferente no corpo, procure o médico!
Fonte: International Osteoporosis Foundation.Who's at risk. Disponível em: http://www.iofbonehealth.org/whos-risk. Acessado em: 22 de novembro de 2018
