Carolina Cohen
Métodos preventivos podem diminuir o risco de osteoporose

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos e já atinge aproximadamente 10 milhões de brasileiros. Fatores como menopausa, alimentação com baixa quantidade de frutas, vegetais e laticínios, além de pouca exposição ao sol, podem ser fatores prejudiciais aos ossos. Por isso, confira 9 dicas que podem ajudar você a ficar com a saúde óssea em dia:
1- Evite o cigarro, já que um fumante chega a perder 1% de massa óssea por ano.
2- Procure se expor por 20 minutos ao sol. Ao contrário do que se acredita, o melhor horário para sintetizar vitamina D é o sol forte, entre 11 e 12 horas.
3- Consuma alimentos com fonte de cálcio, encontrados em laticínios, frutas, legumes, verduras e grãos.
4- Faça atividade física por 30 minutos diariamente. A prática de esporte ajuda no fortalecimento dos ossos.
5- A sugestão para os homens é de ficarem atentos ao excesso de carga que carregam, já que a saúde óssea poderá sofrer com esta ação. Normalmente, eles carregam mais peso, quando comparados ao gênero feminino.
6- As mulheres com mais de 55 anos, poderão sofrer de osteoporose com a queda do hormônio estrogênio, acontecimento comum na menopausa.
7- Evite ingerir bebidas alcoólicas e refrigerantes. Opte por suco natural e água que são alternativas saudáveis.
8- Manter o estilo de vida e alimentação saudável desde a infância ajudará na prevenção de possíveis problemas ósseo. Já que a aquisição de massa óssea aumenta na infância, acelera na adolescência e estabiliza no início da terceira década de vida.
9- A última dica é se você tem pais com osteoporose, é preciso mais atenção com os ossos para, assim, essa herança não te acertar se estiver desprevenido.
Fonte: ABRASSO